Mais de 1 milhão de contas do Google foram roubadas.
A empresa de cibersegurança Check Point revelou na última quarta-feira (30) uma campanha de ciberataque apelidada de "Gooligan", que violou mais de 1 milhão de contas do Google e estaria em crescimento, com uma taxa de 13 mil novas infecções por dia. Capaz de obter logins e senhas de contas Google, a ameaça foi confirmada por outras empresas do meio, como a Cipher e a Norton.
Segundo a Check Point, a ameaça foi descoberta em agosto e já são 86 os apps envolvidos.
A "Gooligan" é uma variante da família de malwares (programas criados com o objetivo de prejudicar usuários) que baixam aplicativos em dispositivos infectados sem a permissão do usuário. Os dispositivos afetados são telefones que executam o Android 4.0 (Jelly Bean, KitKat) e 5.0 (Lollipop).
O malware também pode ser achado na forma de aplicativos falsos em lojas de apps não oficiais com diversos nomes, como "Wifi Accelerate" e "Html5 Games". É que o sistema Android permite nas suas configurações que o usuário possa baixar apps fora da Google Play, se habiiltar esta função.
O ataque começa após o usuário baixar e instalar um dos aplicativos infectados pelo Gooligan. Ao ser instalado no dispositivo da vítima, o Gooligan pode baixar outros aplicativos do Google Play e classificá-los para aumentar sua reputação e instalar adware (programa que roda publicidade) para gerar receita.
A ameaça também pode roubar o e-mail e as informações de autenticação do usuário, o que permite que o invasor tenha acesso ao Google Play, Gmail, Google Fotos, Google Docs, G Suite, Google Drive e outros serviços Google.
O Google já removeu os aplicativos maliciosos da Google Play Store e está notificando os usuários afetados.
"Uma vulnerabilidade parecida com esta surgiu no final do ano passado, foi vista por um mês e depois sumiu, para agora voltar com força. Esse potencial de infectar 13 mil pessoas por dia é o que mais chamou nossa atenção", disse Fernando Amatte, gerente de cibersegurança da Cipher no Brasil.
A única maneira de remover completamente este malware é fazer um backup dos dados e depois a reinstalação de fábrica do sistema operacional. Também é recomendado que os usuários troquem as senhas da conta do Google imediatamente após a reinstalação.
Muito cuidado com apps que você instala no seu smartphone.
Nenhum comentário