Deep Web
Deep Web
Salve galera. Deep Web não é exatamente recente, mas vem se popularizando muito , a Deep Web, em si, não é má. Afinal, ela é usada principalmente para o download de séries, filmes, livros, manuais e outros tipos de informação raras, e, no meio disso tudo, existem coisas bizarras. Mas em quê, exatamente, isso difere da Internet normal? Na verdade, a Deep Web é apenas uma forma mais avançada de procurar coisas, a deep web é composta por várias redes separadas, que não conversam entre si.
Deep Web (também chamada de Deepnet, Web Invisível, Undernet ou Web oculta) se refere ao conteúdo da World Wide Web que não é indexado pelos mecanismos de busca padrão como google, bing, yahoo ou seja, não faz parte da Surface Web, ( Surface Web ou Internet superficial é a parte da World Wide Web indexada pelos motores de busca).
Também não deve ser confundida com a Dark Internet, que está relacionada à porção da Internet que não pode ser acessada ou que se tornou inacessível por meios convencionais. Também não se confunde com a Darknet, que não é uma simples rede de compartilhamento de arquivos, mas uma rede subjacente ou em camadas, onde existem grandes esforços no sentido de se manterem anônimos os dados de seus utilizadores.
Mike Bergman, fundador da BrightPlanet e autor da expressão, afirmou que a busca na Internet atualmente pode ser comparada com o arrastar de uma rede na superfície do oceano: pode-se pescar um peixe grande, mas há uma grande quantidade de informação que está no fundo, e, portanto, faltando. A maior parte da informação da Web está enterrada profundamente em sites gerados dinamicamente, não sendo encontrada pelos mecanismos de busca padrão. Estes não conseguem "enxergar" ou obter o conteúdo na Deep Web - aquelas páginas não existem até serem criadas dinamicamente como resultado de uma busca específica. A Deep Web possui um tamanho muito superior ao da Surface Web.
Existe risco na Deep Web
O risco da Deep Web é, basicamente, a intenção com que o usuário a acessa. Por conter páginas com conteúdo ilegal, as mesmas podem conter vírus, prejudicando a segurança do computador. Vale lembrar que ela também, por ser criptografada e anônima, é muito usada por criminosos.
Vamos falar de números, estimativas baseadas em extrapolações de um estudo feito na Universidade da Califórnia em Berkeley em 2001 especularam que a Deep Web possui 7.500 terabytes de informação. Estimativas feitas por He et al., em 2004, detectaram cerca de 300.000 sites da deep web e, de acordo com Shestakov, cerca de 14.000 destes eram da parte russa da Web em 2006. Em 2008, a web chamada “Deep Web”, não referenciada pelos motores de busca representa 70 a 75% do total, ou seja, cerca de um trilhão de páginas não indexadas.
Para referir-se aos websites que não estavam registrados em nenhum mecanismo de busca, Bergman citou um artigo de janeiro de 1996 por Frank Garcia, no qual ele afirma que estes:
"Seriam sites projetados propositalmente, mas que não se teve o interesse de registrá-lo em nenhum mecanismo de busca. Então, ninguém pode encontrá-los! Estão escondidos. Eu os chamo de Web Invisível."
Outro uso antigo do termo Web Invisível foi feito por Bruce Mount e Matthew B. Koll do Personal Library Software, descrevendo a ferramenta da deep Web "@", na edição de dezembro de 1996.
O primeiro uso do termo específico deep Web, agora reconhecido, ocorreu no estudo de 2001 de Bergman, mencionado anteriormente.
É necessário tomar algumas precauções de segurança na deep web. Como a rede que você está acessando não é censurada, ela também está cheia de conteúdos ilícitos, que não poderiam estar facilmente disponíveis na internet. Lembre-se que, embora a deep web não seja censurada, os governos podem monitorar o Tor (o que levou à queda do Silk Road original) e você é responsável pelos atos cometidos na rede.
Além disso, todas as recomendações de segurança que você leva em consideração ao acessar a internet também devem ser seguidas na deep web — só que com ainda mais cautela. Malwares e brechas de segurança ainda não descobertas podem ter sido injetadas em páginas aparentemente inocentes da deep web. Por isso, pode ser uma boa ideia criar uma máquina virtual ou utilizar outro computador antes de se aventurar.
Nenhum comentário